terça-feira, 25 de agosto de 2020

7ª e 8º aula

 

Bem Vindo 


              Nesta aula, faremos a leitura e atividades

        sobre um  gênero textual muito envolvente:

Romance de Aventura

Tenho certeza, que você irá gostar muito.

 

Vamos começar?


 

Escola Estadual Presidente Kennedy

Aluno (a):                                                                           Turma:  6º___

Disciplina: Língua Portuguesa                          Professora: Patrícia Bilotti

Conteúdo: Romance de Aventura

Aula: 7ª                          Mês: agosto                           Data: 26/08/2020

Orientações:
1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.

 - Leia o texto a seguir, depois  faça as atividades.

 (Não copie o texto, somente coloque o nome dele e do autor).

3º - A correção será na sexta-feira (29/08).

4º  NÃO É NECESSÁRIO enviar esta atividade para a professora.



       O que é mesmo um  Romance de Aventura?

Os romances de aventura compõem um gênero da literatura que gira especialmente em torno das viagens, do mistério e dos perigos. Um ingrediente essencial dessas obras é a ação, a qual domina a cena e é fundamental para o desenrolar da trama. Vários elementos que definem esta categoria estão presentes também nos filmes de aventuras: a sucessão de eventos eletrizantes; a liderança do herói, a forma como o leitor gera uma empatia com os feitos narrados e com os personagens e a simplicidade do gênero. 

                              https://www.infoescola.com/literatura/escritores-da-literatura-de-aventura/


A importância do processo de leitura e escrita - Blog Caminho do ...


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A Criatura

A tempestade tornava a noite ainda mais escura e assustadora. Raios riscavam o céu de chumbo e a luz azulada dos relâmpagos iluminava o vale solitário, penetrando entre as árvores da floresta espessa. Os trovões retumbavam como súbitos tiros de canhão, interrompendo o silêncio do cenário [...].

Alimentadas pela chuva insistente, as águas do rio começavam a subir e a invadir as margens, carregando tudo o que encontravam no caminho. Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza, enquanto o rio se misturava ao resto como se tudo fosse uma coisa só. Mas algo... ou alguém... ainda resistia.

Agarrado desesperadamente a um tronco grosso que as águas levavam rio abaixo, um garoto exausto e ferido lutava para se manter consciente e ter alguma chance de sobreviver. Volta e meia seus braços escorregavam e ele quase afundava, mas logo ganhava novas forças, erguia a cabeça e tentava inutilmente dirigir o tronco para uma das margens.

De repente, no período de silêncio que se seguia a cada trovão, ele começou a ouvir um barulho inquietante, que ficava mais e mais próximo. Uma fumaça esquisita se erguia à frente, e ele então compreendeu: era uma cachoeira! [...]

Num pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante, que seguiu seu caminho até a beira do precipício e nele mergulhou descontrolado.

A tempestade prosseguia e cegava o garoto, o rio continuava seu curso feroz e a cachoeira rosnava bem perto de onde ele estava. De repente, percebeu que a distância entre uma das margens e o galho em que se pendurava talvez pudesse ser vencida com um pulo. Deu um jeito de se livrar da camisa molhada, que colava em seu corpo e tolhia seus movimentos. Respirou fundo para tomar coragem.

Se errasse o pulo, seria engolido pela queda d’água... mas, se acertasse, estaria a salvo. Viu que não tinha outra saída e resolveu tentar. Tomou impulso e [...] conseguiu alcançar a margem. [...]

Ficou de pé meio vacilante e examinou o lugar em torno, tentando decidir para que lado ir. Foi quando ouviu um rugido horrível, que parecia vir de bem perto. Correu para o lado oposto, mas não foi longe. Logo se viu encurralado em frente a um penhasco gigantesco, que barrava sua passagem. O rugido se aproximava cada vez mais.

Estava sem saída. De um lado, o penhasco intransponível; de outro, uma fera esfomeada que o cercava pronta para atacar. Então, viu um buraco no paredão de pedra e se meteu dentro dele com rapidez. A fera o seguiu até a entrada da caverna, mas foi surpreendida. Com uma pedra grande que achou na porta da gruta, o garoto golpeou a cabeça do animal com toda a força que pôde e a fera cambaleou até cair, desacordada.

Já fora da caverna, ele examinou o penhasco que teria que atravessar antes que o bicho voltasse a si. [...]

Foi quando uma águia enorme passou voando bem baixo e o garoto a agarrou pelos pés, alçando voo com ela. Vendo-se no ar, olhou para baixo, horrorizado. Se caísse, não ia sobrar pedaço. Segurou com firmeza as compridas garras do pássaro e atravessou para o outro lado do penhasco.

O outro lado tinha um cenário muito diferente. Para começar, era dia, e o sol brilhava num céu sem nuvens sobre uma pista de corrida cheia de obstáculos, onde se posicionavam motocicletas devidamente montadas por pilotos de macacão e capacete, em posição de largada. Apenas em uma das motos não havia ninguém.

A águia deu um voo rasante sobre a pista, e o garoto se soltou quando ela passava bem em cima da moto desocupada. Assim que ele caiu montado, foi dado o sinal de largada.

As motos aceleraram ruidosamente e partiram em disparada, enfrentando obstáculos como rampas, buracos e lamaçais. O páreo era duro, mas a motocicleta do garoto era uma das mais velozes. Logo tomou a dianteira, seguida de perto por uma moto preta reluzente, conduzida por um piloto de aparência soturna. [...]

Inclinando o corpo um pouco mais, o garoto conseguiu acelerar sua moto e aumentou a distância entre ele e o segundo colocado. Mas o piloto misterioso tinha uma carta na manga: num golpe rápido, fez sua moto chegar por trás e, com um movimento preciso, deu uma espécie de rasteira na moto do garoto.

A motocicleta derrapou e caiu, rolando estrondosamente pelo chão da pista e levantando uma nuvem de poeira. O garoto rolou com ela e ambos se chocaram com violência contra uma montanha de terra, um dos últimos obstáculos antes da chegada.

A moto negra ganhou a corrida, sob os aplausos da multidão excitada, e o garoto ficou desmaiado no chão.

Com um sorriso vitorioso, Eugênio viu aparecer na tela as palavras FIM DE JOGO.

Soltou o joystick e limpou na bermuda o suor da mão. [...]

Laura Bergallo. A criatura. São Paulo: SM, 2005. p. 37-44. LEITURA 2 Romance de aventura


1. Podemos classificar esse texto como:

a. (  ) uma narrativa de ficção

b. (X) uma narrativa de aventura

c. (  ) uma descrição

d. (  ) um conto

 

2. O personagem principal da história a quem também chamamos de protagonista é quem vivencia muitas aventuras. Quem é o protagonista do texto acima? Explique.

O menino que está jogando joystick.


Qual é o foco narrativo apresentado no texto?

a. (  ) primeira pessoa

b. (X  ) terceira pessoa

 

4. Observe o trecho extraído do texto:” Num pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante, que seguiu seu caminho até a beira do precipício e nele mergulhou descontrolado...”

Esse trecho apresenta narrador:

a. (  ) personagem

b. (X)  observador

 

5. O texto apresenta dois cenários diferentes. Abaixo escreva (A) para descrições que representam o primeiro cenário e (B) para descrições que representam o segundo cenário.

a. (B)  O piloto misterioso.

b. (A) A tempestade tornava a noite ainda mais escura e assustadora.

c. ( B) O sol brilhava.

d. (A) Raios iluminavam os céus e a luz do relâmpago iluminava o vale.

e. (A) garoto exausto e ferido lutava para se manter consciente.

f.  (B) As motos enfrentavam obstáculos.

 

  

Escola Estadual Presidente Kennedy

Aluno (a):                                                                           Turma:  6º___

Disciplina: Língua Portuguesa                          Professora: Patrícia Bilotti

Conteúdo: Romance de Aventura - Produção Textual

Aula: 8ª                          Mês: agosto                           Data: 26/08/2020


Orientações:
1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.

 - Leia o texto a seguir, depois  faça as atividades.

 (Não copie o texto, somente coloque o nome dele e do autor).

3º - A correção será na sexta-feira (29/08).

4º  É necessário enviar esta atividade para a professora.


Quero saber sua opinião sobre o texto

Responda os questionamentos abaixo e envie para  mim. 


Você considera o texto "A criatura" uma leitura envolvente? Explique.

O desfecho (fim da narrativa) surpreendeu? Por quê? 

Resposta Individual



Meus Abracos



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