quarta-feira, 5 de agosto de 2020

2º semestre - 1ª e 2ª aula


Versos para você


E não é que repentinamente,
O barulho se desfez?
O compromisso com o horário se flexibilizou?
O ritmo perdeu o compasso e
A mochila empoeirou?

Não é estranho pensar que o descanso se tornou cansativo
E a presença ficou distante?
O certo se tornou incerto e
As sonhadas férias ficaram com a cara de todos os dias?

É tempo de temer, mas também de aprender.
Sim! É tempo de se proteger,  de ressignificar e atribuir às pessoas,  o respeito e o amor que elas merecem.
Nada é tão valioso, do que ser especial para alguém e
ter alguém especial no nosso coração.
 Já pensou nisso?

A tormenta irá passar...
Em breve, você voltará a ouvir o barulho dos colegas,
As brincadeiras e broncas dos professores e
O soar do sino te liberando para o lanche e o recreio.


Irá rir das “tretas e confusões” da turma,
Ficará preocupado com o dia “daquela avaliação”,
Estará nas rodinhas conversando...
Cumprindo, naturalmente, o ritual  da vida.


Por enquanto, fique com as boas lembranças da escola
E a certeza de que é possível continuar 
Unido aos seus colegas e professores,
 Mesmo que por ora, 
 Esteja fisicamente, separado deles.


Não poderia finalizar estes versos simples, 
Sem deixar registrado o meu maior desejo:
"Que desse período, só fiquem marcas
possíveis de ajudá-lo a seguir o seu caminho 
Com um coração cada vez 
Mais forte e próximo de Deus".


Profª. Patrícia Bilotti




Lança Confetes Chuva de Corações - Ydh - Lança Confete - Magazine ...































Que tenhamos um semestre muito abençoado!
Bom retorno ao
Linguagem Viral!














Escola Estadual Presidente Kennedy
Aluno (a):                                                                           Turma:  6º___
Disciplina: Língua Portuguesa                          Professora: Patrícia Bilotti
Conteúdo: Notícia
Aula: 1ª                          Mês: agosto                              Data: 05/08/2020

1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima. 
2º - Leia o texto a seguir, depois copie e resolva as atividades.
OBS: Não é necessário copiar o texto, somente colocar o nome dele e do autor.




Mãe faz filho pedir desculpas e levar flores para colega após empurrão
                                                                    8 de julho de 2016

O pequeno Diogo, de 4 anos, levou flores para a coleguinha e pediu desculpas.

A mãe Tavane Carvalho, que mora em Porto Alegre (RS), teve uma ideia, após ficar sabendo que seu filho, Diogo, de 4 anos, havia empurrado uma coleguinha na escola.

Além de conversar com o menino e educá-lo sobre a situação, ela fez questão de mandá-lo para a escola com um vaso de flores e um pedido de desculpas para a menina.

Em seu perfil no Facebook, ela publicou uma foto do menino segurando o vaso com violetas e explicou: “Depois de muita conversa, castigo ontem, hoje foi o dia de levar flores para a coleguinha que ele empurrou ontem na escola. #naosebateemmulher #sóflores #sócarinho #vaiserumprincipe#nãoéfácil”.

Tavane explicou que tudo começou na última quinta-feira (30), quando foi buscar o menino na escola e a professora perguntou se ele não tinha nada a contar para a mãe. Foi assim que ela soube que, ao invés de pedir licença para passar, o Diogo havia empurrado uma coleguinha chamada Isabelle.

“Na hora eu não fiz nada, somente deixei ele no pátio da escola. No carro fui pensado sobre o que fazer, sem assunto com ele. Eu disse que estava muito triste com ele”, explica ela. “Cheguei em casa e o coloquei na minha frente, pedi pra ele conversar comigo olhando nos meus olhos e expliquei que não se bate nos colegas, ainda mais em meninas”.

Assim, ela conta que deixou o filho de castigo no quarto (permitido somente a ir ao banheiro) por algumas horas. “Ele ficou lá até a hora de dormir, rezou para Deus, disse que não ia fazer mais, me pediu desculpas diversas vezes, mas fiquei forte e mantive a palavra do castigo”, relembra.

No dia seguinte, a mãe voltou a falar com o filho sobre o assunto e teve a ideia das flores enquanto o levava para a escola. “Parei no mercado e falei para ele escolher uma flor para a Isabelle. Falei para ele pedir desculpas, prometer a ela que não iria mais fazer o que fez e entregar as flores para ela ficar feliz com ele”. Sob o olhar da professora, que depois narrou a situação para Tavane, o menino pediu desculpas e ofereceu as flores para a coleguinha. Sem reação, ela só aceitou o gesto e retribuiu o abraço oferecido por ele quando autorizada pela própria mãe, que estava com ela no momento.

O final do dia foi de aprendizado. “Quando peguei ele na escola, eu perguntei se ele foi desculpado, ele disse que sim e que não iria mais repetir o erro. Agora é esperar que nunca aconteça mesmo”, finaliza ela.

Feita na sexta-feira (1º), a publicação viralizou: mais de 51 mil curtidas, seis mil compartilhamentos da postagem original e mais de 3 mil comentários – a maioria elogiando a atitude da mãe. “Parabéns pela postura, Tata Carvalho. Atitudes como esta que parecem simples são o diferencial pra guiar nossos filhos no caminho do bem”, escreveu uma internauta.
Disponível em: https://jornaldeboasnoticias.com.br/tag/escola/ acesso em; 01 de jul de 2020.




1. A respeito do texto: "Mãe faz filho pedir desculpas e levar flores para colega após empurrão", responda:

a)Que tipo de texto acabamos de ler?
b)O que ele informa?A atitude de uma mãe quando fica sabendo do comportamento do seu filho na escola com a coleguinha.
c)Para quem o texto foi produzido? Para pais e mães
d)Ele foi publicado? Site do jornal de Boas Notícias.
e)Quando ele foi publicado?8 de julho de 2016.
f) Em que pessoa verbal é redigida a notícia? 3ª pessoa do singular.

2. Leia as informações sobre o título do texto e assinale a alternativa correta.
a) (   ) É conciso e apresenta os verbos no pretérito (passado).
b) (X ) É claro e adianta o assunto de que tratará.
c) (   ) É confuso e não adianta o assunto de que tratará.
d) (   ) Apresenta o verbo “levar” no pretérito (passado).

3. Se você fosse escrever esse texto você daria outro título? Qual?
 Resposta Pessoal

4. Qual é o objetivo do texto lido?
a) (   ) criticar.
b) (   ) persuadir.
c) ( X) informar.
d) (   ) ironizar.

5. Qual é o papel social desta notícia? 
Incentivar as mães/pais a terem  atitudes semelhantes a esta, na educação dos filhos.

 6. Passagens do texto “#naosebateemmulher #sóflores #sócarinho #vaiserumprincipe #nãoéfácil”, revela que o autor utilizou uma linguagem:
a) (   ) formal
b) (   ) técnica
c) ( X ) tecnológica



Nenhum comentário: