terça-feira, 18 de agosto de 2020

5ª e 6ª aula

 

 

  NR Acampamentos – NR Acampamento Escolar

 

Estamos de volta para continuar a nossa Revisão de Conteúdos.

Hoje, voltaremos ao CONTO DE ENCANTAMENTO com o texto do “Gato de Botas” e na sequência com o gênero CARTAZ.


Escola Estadual Presidente Kennedy

Aluno (a):                                                                           Turma:  6º___

Disciplina: Língua Portuguesa                          Professora: Patrícia Bilotti

Conteúdo: Conto Popular

Aula: 5ª                          Mês: agosto                           Data: 19/08/2020

Orientações:
1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.

 - Leia o texto a seguir, depois copie e resolva as atividades.

 (Não copie o texto, somente coloque o nome dele e do autor).

3º - A correção será na sexta-feira (21/08).

4º Não é necessário enviar esta atividade para a professora.

O Gato de Botas 

                          

 Era uma vez... um moleiro que tinha três filhos. Um dia, chamou-os para lhes dizer que ia repartir por eles todos os seus bens. Ao mais velho deu o moinho, ao do meio deu o burro e ao mais novo deu o gato. O filho mais novo ficou muito triste porque o pai não tinha sido justo para com ele. Mas, surpresa das surpresas, o gato começou a falar! 

- Dá-me um saco e um par de botas. 

O rapaz ficou muito espantado e obedecendo ao pedido do gato no dia seguinte, lá foi comprar um saco e umas botas. 

- Aqui estão, meu amigo! disse ele. 

O gato calçou as botas, pegou no saco e lá foi floresta fora. Como era muito esperto, não demorou muito a apanhar uma lebre bem gordinha, que a pôs dentro do saco. Com o pesado saco às costas, o gato dirigiu-se ao castelo do rei e ofereceu-lhe a lebre, dizendo: 

- Majestade, venho da parte do meu amo o marquês de Carabás, trago-lhe esta linda lebre de presente. 

O rei ficou muito impressionado e contente com aquela atitude e disse: 

- Diz ao teu amo que lhe agradeço muito! 

Daí em diante o gato repetiu aquele gesto várias vezes, levando vários presentes ao rei e dizendo sempre que era uma oferta do seu amo. Um dia, diz o gato a seu amo: 

- Senhor, tomai banho neste rio que eu trato de tudo.  

O gato esperou que a carruagem do rei passasse junto ao rio onde o seu amo tomava banho e pôs-se a gritar: 

- Socorro! Socorro! O meu amo, o marquês de Carabás, está a afogar-se! Ajudem-no! 

O rei mandou logo parar a carruagem e ajudou o marquês, dando-lhe belas roupas e convidando-o a passear com ele e com a filha, aprincesa, na carruagem real.  

O gato desata então a correr à frente da carruagem. Pela estrada fora, sempre que via alguém a trabalhar nos campos, pedia-lhes que dissessem que trabalhavam para o marquês de Carabás. O rei estava cada vez mais impressionado e contente com aquela atitude e disse: 

- Diz ao teu amo que lhe agradeço muito! 

O gato chega por fim ao castelo do gigante, um ogro, onde todas as coisas eram grandes e magníficas. 

O gato pede para ser recebido pelo gigante e pergunta-lhe: 

- É verdade que consegues transformar-te num animal qualquer? 

- É! disse o gigante. Então o gato pede-lhe que se transforme num rato. E assim foi. 

O gato que estava atento, deu um salto, agarrou o rato e comeu-o. 

O rei, a princesa e o marquês de Carabás chegam ao castelo do gigante, onde são recebidos pelo gato: 

- Sejam bem-vindos à propriedade do meu amo! diz o gato.  

O rei nem queria acreditar no que os seus olhos viam: 

- Tanta riqueza! Tem que casar com a minha filha, senhor marquês - diz o rei. 

E foi assim que, graças ao seu gato, o filho de um moleiro casou com a princesa mais bela do reino. 

                                                                                                           Charles Perrault 
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49885 acesso em 5 de ago de 2020[Text Wrapping Break] 

 

  

1.   Nesse texto, há presença de um narrador. Você identifica que tipo de narrador e em que pessoa foi escrita esta narrativa? 

a.( X ) Narrador observador. O texto foi escrito na 3ª pessoa do singular.

b.(    ) Narrador personagem. O texto foi escrito na 3ª pessoa do singular.  

c.  (   ) Narrador observador. O texto foi escrito na 1ª pessoa      do singular.

d.(    ) Narrador personagem. O texto foi escrito na 1ª pessoa do singular.

 

 

2.  Nos contos de encantamento, geralmente, possuem algo mágico, uma fada ou um bruxo, etc. O texto acima traz alguma característica neste sentido e em qual personagem? 

a.  Personagem:  O  gato.

b. Característica: A fala e  o raciocínio.

 

3.   Que fato desencadeou (influenciou) as atitudes do gato? Achou certo ou não? Justifique. 

Fato: Na divisão dos bens do moleiro o filho mais novo ficou só com o gato, então o gato mentiu em tudo para agradar seu dono. 

 

Justificativa: Resposta Pessoal.

 

4. Você já observou que em muitos contos de encantamento se iniciam com a expressão: “Era uma vez...”.     Na sua opinião o que ela indica? 

 Sugestão de resposta:   Se refere ao tempo do passado (mas algo que ocorreu há muito tempo).


5Na composição da narrativa há algumas frases com travessão, exemplo: “ - Diz ao teu amo que lhe agradeço muito! 

O travessão indica:  

a.       (    ) a ira de alguém. 

b.      (    ) a descoberta de um segredo. 

c.       (    ) um caminho para alguém trilhar.    

d.      ( X ) a fala de algum personagem.  

 

6. Escreva os números das figuras de acordo com a ordem dos acontecimentos do conto. 

1.Apresentação da narrativa e do conflito

2.Clímax

3.Clímax

4.Clímax

5.Clímax

6. Desfecho



 

 

   

                           (   2   )







  

                  ( )



 

 

                   ( )

 

 

 

  

             

  

                           ( 3 )

 

 

 

 

  

 

 

  

                               ( 6 )

      

 

 

 

 

                               

                                     (1

 

 

 

  

 

Escola Estadual Presidente Kennedy

Aluno (a):                                                                           Turma:  6º___

Disciplina: Língua Portuguesa                          Professora: Patrícia Bilotti

Conteúdo:  Cartaz

Aula: 6ª                  Mês: agosto                           Data: 19/08/2020

Orientações:
1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.

 - Leia o texto a seguir, depois copie e resolva as atividades.

 (Não copie o texto, somente coloque o nome dele e do autor).

3º - A correção será na sexta-feira (21/08).

4º Não é necessário enviar esta atividade para a professora.


Leia e observe o cartaz a seguir e responda




   Disponível em: https://www.tribunapr.com.br/viva/criancas-pintam-cartazes-de-esperanca-em-condominio-durante-a-quarentena/ 

                

     


 7Qual o tema tratado? 

 Sobre o Covid-19  e a quarentena (isolamento social).

 

8. Que mensagem eles querem passar para as pessoas? 

  A mensagem é de enfrentamento e esperança. 

 

9. Marque a alternativa que contenha 3 características do cartaz. 

  a.  (    ) letras minúsculas -  mesmo tamanho - uma cor só. 

b. (   ) letras diferentes na cor -  no tamanho  - sem imagens. 

c. (X texto  objetivo  - uso de cores  - imagens 

d. (   ) texto chamativo -  cor única  - linguagem técnica. 

 

10. O público-alvo desse cartaz é:  

 a. (    ) crianças em um parque. 

b.(    ) colegas de escola. 

c.( X pessoas que moram nos arredores (condomínio). 

 d.(   ) aos professores e amigos em particular  




                    ATENÇÃO!

Alunos que devem enviar o texto (solicitado na semana passada):

 6º A

1- LAISA OLIVEIRA RESENDE

2- MARIA CLARA SANTOS RÊGO SANTANA

3- ANNA LAURA DE FREITAS MOREIRA 

4- ALESSANDRA DE SOUZA OLIVEIRA

5- KELLY CRISTINA CORDEIRO PEREIRA DA SILVA

6- RODRIGO JOSÉ BARROS

7- WEVERTON MONTEIRO DA SILVA

8- LEONARDO GONÇALVES CAMARGO

9- HYGOR ALEXANDRE ANDRADE

10- DAVID DUARTE


6º B

1- AMANDA ARAUJO BRITO

2- ANA JÚLIA SILVA MAGALHÃES

3- EMILLY MARIA DA PENHA

4- GEOVANA ALVES CAMPOS

5- LARISSA PEREIRA DE CASTRO

6- BRUNO GABRIEL PEREIRA DE SOUZA

7- GABRIEL GONÇALVES GOMES

8- GUILHERME VINICIUS MOREIRA CAMARGO

9- JOÃO VITOR CARVALHO DE MORAIS

10 -PEDRO AUGUSTO MENDES DE OLIVEIRA 


6º C

1- ANNA LUIZA BOENO BESSA

2- JOQUEBEDE SOFIA RABELO CERQUEIRA

3- JULIANA SILVA LIMA

4- MARIANA WICTÓRIA DOS SANTOS SILVA

5- MICAELLY CRISTINY MORAIS FRANÇA

6- LUIS DANIEL PUCHE MACHADO

7- WALAS LORENA CAMARGO SANTOS

8- BRUNO FERREIRA ALVES LIMA

9- ALEJANDRO AKILA LOPES

10- KAYO FELIX DE OLIVEIRA


6º D

1- ANNA CLARA PEREIRA SOUSA DINIZ

2- CLARA XAVIER CORREIA

3- EMMANUELLY APARECIDA LIMA ARAUJO

4- IARA CRISTINA SARAIVA SANTOS

5- JULIA BARBOSA DA SILVA

6- JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES

7-  KAWAN YGOR SILVA BRITO

8- LUCAS GABRIEL MOREIRA BERTUNES

9-- WAGNER RIKELMY DA SILVA COSTA

10- ÂNGELO GABRIEL RAMOS DOS SANTOS 




?!?!?!?!?!?!?!



                Vem aí ...                                     

  O que será? Aguardem!

Nenhum comentário: