Estamos de volta para continuar a nossa Revisão de Conteúdos.
Hoje, voltaremos ao CONTO DE ENCANTAMENTO com o texto do “Gato
de Botas” e na sequência com o gênero CARTAZ.
Escola Estadual Presidente
Kennedy |
Aluno (a):
Turma: 6º___ |
Disciplina: Língua
Portuguesa
Professora: Patrícia Bilotti |
Conteúdo: Conto Popular |
Aula: 5ª
Mês: agosto
Data:
19/08/2020 |
Orientações:
1°-
Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
2º -
Leia o texto a seguir, depois copie e resolva as atividades.
(Não copie o texto, somente coloque o nome dele e do autor).
3º
- A correção será na sexta-feira (21/08).
4º Não é necessário enviar esta atividade para a professora.
O Gato de Botas
Era uma vez... um
moleiro que tinha três filhos. Um dia, chamou-os para lhes dizer que ia
repartir por eles todos os seus bens. Ao mais velho deu o moinho, ao do
meio deu o burro e ao mais novo deu o gato. O filho mais novo ficou muito
triste porque o pai não tinha sido justo para com ele. Mas, surpresa das
surpresas, o gato começou a falar!
- Dá-me um saco e um par de botas.
O rapaz ficou muito espantado e obedecendo ao
pedido do gato no dia seguinte, lá foi comprar um saco e umas botas.
- Aqui estão, meu amigo! disse ele.
O gato calçou as botas, pegou no saco e lá foi
floresta fora. Como era muito esperto, não demorou muito a apanhar uma lebre
bem gordinha, que a pôs dentro do saco. Com o pesado saco às costas, o
gato dirigiu-se ao castelo do rei e ofereceu-lhe a lebre, dizendo:
- Majestade, venho da parte do meu amo o marquês
de Carabás, trago-lhe esta linda lebre de presente.
O rei ficou muito impressionado e contente com
aquela atitude e disse:
- Diz ao teu amo que lhe agradeço muito!
Daí em diante o gato repetiu aquele gesto várias
vezes, levando vários presentes ao rei e dizendo sempre que era uma oferta do
seu amo. Um dia, diz o gato a seu amo:
- Senhor, tomai banho neste rio que eu trato de
tudo.
O gato esperou que a carruagem do rei passasse
junto ao rio onde o seu amo tomava banho e pôs-se a gritar:
- Socorro! Socorro! O meu amo, o marquês
de Carabás, está a afogar-se! Ajudem-no!
O rei mandou logo parar a carruagem e ajudou o
marquês, dando-lhe belas roupas e convidando-o a passear com ele e com a filha,
a princesa,
na carruagem real.
O gato desata então a correr à frente da carruagem.
Pela estrada fora, sempre que via alguém a trabalhar nos campos, pedia-lhes que
dissessem que trabalhavam para o marquês de Carabás. O rei estava
cada vez mais impressionado e contente com aquela atitude e disse:
- Diz ao teu amo que lhe agradeço muito!
O gato chega por fim ao castelo do gigante, um
ogro, onde todas as coisas eram grandes e magníficas.
O gato pede para ser recebido pelo gigante e
pergunta-lhe:
- É verdade que consegues transformar-te num
animal qualquer?
- É! disse o gigante. Então o gato pede-lhe
que se transforme num rato. E assim foi.
O gato que estava atento, deu um salto, agarrou o
rato e comeu-o.
O rei, a princesa e o marquês
de Carabás chegam ao castelo do gigante, onde são recebidos pelo
gato:
- Sejam bem-vindos à propriedade do meu amo! diz o
gato.
O rei nem queria acreditar no que os seus olhos
viam:
- Tanta riqueza! Tem que casar com a minha filha,
senhor marquês - diz o rei.
E foi assim que, graças ao seu gato, o filho de um
moleiro casou com a princesa mais bela do reino.
Charles Perrault
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49885 acesso
em 5 de ago de 2020[Text Wrapping Break]
1. Nesse texto, há presença de um narrador. Você
identifica que tipo de narrador e em que pessoa foi escrita esta narrativa?
a.( X ) Narrador observador. O texto foi escrito
na 3ª pessoa do singular.
b.( ) Narrador personagem. O texto foi escrito na 3ª pessoa do singular.
c. ( ) Narrador observador. O texto foi escrito na 1ª pessoa do singular.
d.( ) Narrador personagem. O texto foi escrito
na 1ª pessoa do singular.
2. Nos
contos de encantamento, geralmente, possuem algo mágico, uma fada ou um bruxo,
etc. O texto acima traz alguma característica neste sentido e em qual
personagem?
a. Personagem: O gato.
b. Característica:
A fala e o raciocínio.
3. Que fato desencadeou (influenciou) as atitudes do gato? Achou certo ou não? Justifique.
Fato: Na divisão dos bens do moleiro o filho mais novo ficou só com o gato, então o gato mentiu em tudo para agradar seu dono.
Justificativa: Resposta Pessoal.
4. Você já
observou que em muitos contos de encantamento se iniciam com
a expressão: “Era uma vez...”.
Na sua opinião o que ela indica?
O travessão indica:
a.
( ) a ira de
alguém.
b.
( ) a descoberta
de um segredo.
c.
( ) um caminho
para alguém trilhar.
d.
( X ) a fala de
algum personagem.
6.
Escreva os números das figuras de acordo com a ordem dos acontecimentos do
conto.
1.Apresentação da narrativa e do conflito
2.Clímax
3.Clímax
4.Clímax
5.Clímax
6. Desfecho
( 2 )
( 5 )
( 4 )
( 3 )
( 6
)
(1 )
Escola Estadual Presidente
Kennedy |
Aluno (a):
Turma: 6º___ |
Disciplina: Língua
Portuguesa
Professora: Patrícia Bilotti |
Conteúdo: Cartaz |
Aula: 6ª Mês: agosto
Data:
19/08/2020 |
Orientações:
1°-
Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima.
2º -
Leia o texto a seguir, depois copie e resolva as atividades.
(Não copie o texto, somente coloque
o nome dele e do autor).
3º
- A correção será na sexta-feira (21/08).
4º Não é necessário enviar esta atividade para a professora.
Leia e observe o cartaz a seguir e responda:
Disponível em: https://www.tribunapr.com.br/viva/criancas-pintam-cartazes-de-esperanca-em-condominio-durante-a-quarentena/
7. Qual o tema tratado?
Sobre o Covid-19 e a quarentena (isolamento social).
8. Que mensagem
eles querem passar para as pessoas?
A mensagem é de enfrentamento e esperança.
9. Marque a alternativa que contenha 3 características do cartaz.
a. ( ) letras minúsculas - mesmo tamanho
- uma cor só.
b. ( ) letras
diferentes na cor - no tamanho - sem imagens.
c. (X ) texto objetivo - uso de cores - imagens
d. ( ) texto chamativo - cor única - linguagem técnica.
10. O público-alvo desse cartaz é:
a. ( ) crianças em um parque.
b.( ) colegas de
escola.
c.( X ) pessoas que moram nos arredores (condomínio).
d.( ) aos professores e amigos em particular
ATENÇÃO!
Alunos que devem enviar o texto (solicitado na
semana passada):
6º A
1- LAISA OLIVEIRA RESENDE
2- MARIA CLARA SANTOS RÊGO SANTANA
3- ANNA LAURA DE FREITAS MOREIRA
4- ALESSANDRA DE SOUZA OLIVEIRA
5- KELLY CRISTINA CORDEIRO PEREIRA DA SILVA
6- RODRIGO JOSÉ BARROS
7- WEVERTON MONTEIRO DA SILVA
8- LEONARDO GONÇALVES CAMARGO
9- HYGOR ALEXANDRE ANDRADE
10- DAVID DUARTE
6º B
1- AMANDA ARAUJO BRITO
2- ANA
JÚLIA SILVA MAGALHÃES
3- EMILLY MARIA DA PENHA
4- GEOVANA ALVES CAMPOS
5- LARISSA PEREIRA DE CASTRO
6- BRUNO GABRIEL PEREIRA DE SOUZA
7- GABRIEL GONÇALVES GOMES
8- GUILHERME VINICIUS MOREIRA CAMARGO
9- JOÃO VITOR CARVALHO DE MORAIS
10 -PEDRO AUGUSTO MENDES DE OLIVEIRA
6º C
1- ANNA LUIZA BOENO BESSA
2- JOQUEBEDE SOFIA RABELO CERQUEIRA
3- JULIANA SILVA LIMA
4- MARIANA WICTÓRIA DOS SANTOS SILVA
5- MICAELLY CRISTINY MORAIS FRANÇA
6- LUIS DANIEL PUCHE MACHADO
7- WALAS LORENA CAMARGO SANTOS
8- BRUNO FERREIRA ALVES LIMA
9- ALEJANDRO AKILA LOPES
10- KAYO FELIX DE OLIVEIRA
6º D
1- ANNA CLARA PEREIRA SOUSA DINIZ
2- CLARA XAVIER CORREIA
3- EMMANUELLY APARECIDA LIMA ARAUJO
4- IARA CRISTINA SARAIVA SANTOS
5- JULIA BARBOSA DA SILVA
6- JOSÉ ANTÔNIO RODRIGUES
7- KAWAN YGOR SILVA BRITO
8- LUCAS GABRIEL MOREIRA BERTUNES
9-- WAGNER RIKELMY DA SILVA COSTA
10- ÂNGELO GABRIEL RAMOS DOS SANTOS
?!?!?!?!?!?!?!
Vem aí ...
O que será? Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário