quarta-feira, 12 de agosto de 2020

3ª e 4ª aula

 

                                          

                                                               Olá, alunos!

Na semana passada, revisamos “Notícia” e

na aula de hoje, iremos revisar o

                        "Conto Popular".                  



Contos populares (ou folclóricos) são narrativas passadas de geração em geração. Elas não têm autor conhecido. Cada história é aumentada e modificada à medida que vai sendo repetida. A autoria é atribuída ao povo — folk, em inglês. Daí se origina a palavra folclore. Muitos contos populares são bastante antigos. Passando de boca em boca, não eram escritos. Mantinham-se vivos graças à memória dos contadores de histórias.



Escola Estadual Presidente Kennedy
Aluno (a):                                                                           Turma:  6º___
Disciplina: Língua Portuguesa                          Professora: Patrícia Bilotti
Conteúdo: Conto Popular
Aula: 3ª                          Mês: agosto                           Data: 12/08/2020
Orientações:
1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima. 
- Leia o texto a seguir, depois copie e resolva as atividades.
 (Não copie o texto, somente coloque o nome dele e do autor).
3º - A correção será na sexta-feira (14/08).
4º Não é necessário enviar esta atividade para a professora.


                           A cumbuca de ouro e os marimbondos

(Contos populares do Brasil – Pernambuco)

 

Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro.

Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha.

Logo que o pobre teve o sim, foi para a casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno. Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para a casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza.

O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras.

Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou foi gritando:

“Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!”

O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo, e gritou:

“Fecha a janela, compadre!”

Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar.

O ricaço gritava então:

“Ó compadre, abra a porta!” Ao que o outro respondia:

“Deixe-me, que os marimbondos estão-me matando!”

E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.

 Disponível em< http://www.poeteiro.com/2017/12/a-cumbuca-de-ouro-e-os-marimbondos.html> Acesso em 10 de jul. de 2020.

 

1.  Com que finalidade o texto acima foi escrito?

a.  (    ) Narrar fatos do cotidiano, geralmente colhidos no noticiário jornalístico.

b.  (    ) Informar o leitor sobre um acontecimento.

c.  ( X ) Entreter, despertando a imaginação, sentimentos ou reflexão.

d. (    ) Convencer sobre a boa qualidade de um determinado produto.

 

 2.   Como você avalia a atitude do compadre pobre ao contar para o rico, que havia encontrado uma cumbuca de ouro? Ele agiu certo ou não? Justifique.

Resposta pessoal.

 3.    Como você avalia a atitude do compadre rico ao levar a casa de marimbondos ao compadre pobre? Ele agiu certo ou não? Justifique.

Resposta pessoal.

4.  Identifique no conto acima os quatro diferentes momentos da ação, preenchendo o quadro a seguir.

 

Situação inicial

(Apresenta os 

personagens e algumas informações da história.)

 

Está no  parágrafo.

Conflito

(Mostra o surgimento de um problema ou complicação.)

Vai do até ao parágrafo.

Clímax

(Parte mais envolvente da

história, momento

de maior tensão.)

Vai do até ao parágrafo.

Desfecho

 (É a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens).

Vai do 10º até ao 13º parágrafo.


 
5.  Nesse texto, há presença de um narrador:

a. (   ) personagem, pois o pobre conta sua própria história.

b. (   ) personagem, porque o compadre rico narra sua vida.

c. (   ) observador, porque conta a história e ainda faz parte dela.

d.(X) observador, pois ele apenas narra os fatos sem participar da história.

 

6.  O conto trouxe algum ensinamento para você? Se sim, qual? 

Resposta pessoal.

 

7.  Marque um X na alternativa que justifica o uso das aspas: 

       “Ó compadre, abra a porta!” Ao que o outro respondia:

         “Deixe-me, que os marimbondos estão-me matando!”

    a. (    ) Utilização de termos em língua estrangeira.

b. ( X ) Falas dos personagens.

c. (    ) Indicação do pensamento das personagens.

d. (    ) Uso de termos em um sentido diferente do habitual.

 


8. Observe os termos destacados. Reescreva as frases, substituindo-os por outros que tenha o mesmo significado.


a. Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro.

Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer brincadeiras um ao outro.


b. Logo que o pobre teve o sim, foi para a casa dizer à mulher...

Logo que o pobre teve o consentimento, foi para a casa dizer à mulher...


c. Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro...

Chegando lá nas matas, o marido viu uma cabaça / pote / jarro de ouro...


d.(...) tomou o caminho do mocambo do pobre (...)

(...) tomou o caminho do casebre / tapera do pobre (...)



e. “Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!

  “Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente uma parte da janela aberta!









Escola Estadual Presidente Kennedy
Aluno (a):                                                                           Turma:  6º___
Disciplina: Língua Portuguesa                          Professora: Patrícia Bilotti
Conteúdo: Conto Popular - produção Textual
Aula: 4ª                          Mês: agosto                           Data: 14/08/2020

Orientações:

1°- Fazer o cabeçalho, conforme o exemplo acima. 

 - Leia a proposta a seguir e desenvolva a atividade.
3º - Na próxima  quarta-feira (19/08),  irei pedir para dez alunos da turma  me enviarem o texto, portanto, não deixe de fazer, porque  um deles poderá ser o seu.


             Vamos praticar a produção de um conto? 

O início da história já está pronto, você deverá dar continuação. Siga as orientações:


·Já foi apresentado o conflito (significa um desafio, aventura ou um problema para as personagens).

·  Você deverá resolver esse conflito, criando o clímax  (parte mais envolvente da história) e o desfecho (um final criativo para o texto).


         Fiquem atentos! São duas propostas:


 Proposta para as meninas:

Pin de Mary Lisa Robinson em convinte etiqueta | Desenhos de ...

 A onça 

Um dia, cansada de ser enganada pelo macaco, tive uma grande ideia. 

No final da tarde, fui até a beira do único riacho da floresta e chamei a jararaca. Contei a ela que o macaco estava proibido de beber água naquele lugar. 

Eu tinha certeza de que ele não aguentaria e, no outro dia, bem cedinho, apareceria por lá. Deitei-me à beira do riacho e esperei. 


BONECOS*MENINOS | Imagens infantis, Bonecos menino, Desenho de ...



                         Proposta para os meninos:

O macaco 

A onça pensa que um dia vai conseguir me pegar! Coitada! Ela tem força, mas eu sou muito esperto. 

Certo dia a onça espalhou pela floresta a notícia de que eu não poderia beber água no riacho. Não me apavorei. Mas, no dia seguinte, a sede aumentou e eu tinha que pensar em um jeito de despistar aquele bicho de pintas pretas... 

Do alto da árvore eu vi uma formiguinha carregando uma folha e então pensei: por que não me disfarçar de bicho-folha?




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