Estamos de volta!!!Oba!!!!
A cada semana, mais oportunidades de aprendizado.
E
agora? Curioso para saber sobre o que irá aprender nas próximas aulas?
Você aprenderá sobre
o
Gênero Panfleto.
Vem comigo!
1ª
Aula
Panfletos
https://premierpanfletagem.wixsite.com/premierpanfletagem
Origem
O panfleto nasceu na Inglaterra no século XIV como uma forma de
expressão, trazendo poemas de amor curtos ("Pamphilus seu de amore” que foi traduzido para o inglês como "Phamphlet"). Posteriormente, o
vocábulo passou a ser utilizado para qualquer tipo de texto menor utilizados na política, sátiras e para difamar os
nobres da época. (Wikipédia)
Mesmo com
rudimentares processos de impressão, seu uso ganhou força e se espalhou pelo
mundo. Rapidamente, perceberam uma excelente oportunidade de usá-lo
para propaganda, de baixo custo circulando de mão em mão.
Talvez por
sua origem humilde, o panfleto virou sinônimo daquele folhetinho
pequeno, A5 ou A6, mais simples, com papel colorido ou sulfite, duas cores no
máximo, parecido com aquele que você recebe no semáforo.
Disponível em: http://www.equipgraf.com.br/qual-a-diferenca-entre-flyer-folhetos-e-panfletos/,
acesso: 11, mai. 2020. (Adaptado)
O que é um panfleto?
É
um impresso que tem como principal finalidade divulgar uma empresa, um evento
ou uma marca. Os panfletos podem conter uma variedade imensa de informações,
desde instruções sobre utensílios de cozinha, até informações médicas,
promoções ou tratados religiosos.
Eles
são elementos publicitários muito importantes em uma campanha de marketing,
pois são baratos de produzir e podem ser facilmente distribuídos a um público
muito vasto. Além disso, um panfleto pode assumir uma variedade imensa de
formas e tamanhos.
Disponível
em: https://blog.trakto.io/saiba-como-fazer-um-panfleto-bonito/
acesso em 30 de maio de 2020.
1. Agora que você sabe o que é um panfleto, procure na sua casa um
exemplar desse gênero textual e deixe o afixado no seu caderno. Caso, no momento,
você não encontre, deixe o espaço de uma folha para cumprir esta atividade,
assim que encontrar.
Resposta Individual
2ª
Aula
* Faça a leitura do
panfleto, abaixo e responda as questões seguintes:
1. O panfleto faz parte de uma campanha comunitária ou comercial? Qual é o objetivo dessa campanha?
Campanha comercial. O panfleto tem como objetivo "vender" cursos de línguas.
2. A estrutura dos
panfletos é variável, mas geralmente esse gênero é formado por um texto verbal,
uma imagem, um título chamativo e, às vezes, um subtítulo. Quais dessas característica o panfleto acima apresenta?
O panfleto apresenta: Texto verbal (título e tempo deduração dos cursos...), título: "Viva o mundo sem legenda" e imagem (um jovem e bandeiras de países diversos).
3. Explique o sentido do título do panfleto.
O título instiga os jovens a fazerem os cursos, ao transmitir a ideia que a aprendizagem de vários idiomas, dará a eles maior liberdade de comunicação, interação e sucesso, sem necessidades de ajudas ou auxílios (no caso as legendas).
* Em
geral, os panfletos de campanha comunitária costumam apresentar, logo abaixo do
texto, um logotipo ou outro modo de identificação da entidade ou órgão
responsável pela mensagem que está sendo divulgada.
4. Quem é o
emissor do texto da campanha acima?
Instituto Brasileiro de Línguas
5. A quem se
destina (público-alvo) esse panfleto?
Aos jovens.
6.
Houve a utilização de verbo no modo imperativo? Se sim, destaque-o(s) e
justifique a sua utilização nesse tipo de texto.
Sim, no título: "Viva". No panfleto, assim como nos anúncios (modo geral), o modo imperativo tem por objetivo persuadir o leitor/interlocutor.
3ª
Aula
Como é a estrutura de um panfleto?
Título: deve aparecer em destaque e atrair imediatamente a
atenção do leitor;
Texto: com argumentos para convencer o público-alvo, deve fazer
um apelo, ter marcas de interlocução (dialogar com o leitor ).
Assinatura: em geral aparece no canto direito inferior, fechando
a campanha que está sendo divulgada – sigla do órgão e logotipo;
Imagem: tem grande importância para a persuasão, devendo ter cor,
textura, etc;
Linguagem: Há liberdade em relação às características da
linguagem variando do formal ao informal, junto aos elementos imagéticos e visuais, no intuito de buscar uma maior aproximação com o leitor.
1. Analise os panfletos
e identifique as características que eles apresentam, segundo a estrutura que
acabamos de aprender.
Título (transcreva): Mobilização Contra a Dengue
Texto (transcreva):
- Informações sobre o combate à dengue
- Distribuição de panfletos
- Brinquedos infláveis para as crianças
Dias: 14/02 e 15/02
Das 9h às 17 h
Na praça 7 de setembro
Assinatura (cite): Prefeitura São Joaquim da Barra, Secretária de Esporte e Lazer e Vigilância Sanitária.
Imagem (descreva): Resposta Individual
Linguagem (identifique): Formal
Título (transcreva): #MosquitoNão
Texto (transcreva): --------------
Assinatura (cite):Sesc, SUS/Ministério da Saúde
Imagem (descreva): Resposta Individual
Título (transcreva): Goiás contra o Aedes
Texto (transcreva): ________
Assinatura (cite): Bombeiros, SUS e Governo de Goiás
Imagem (descreva): Resposta Individual
Linguagem (identifique): Formal
Nenhum comentário:
Postar um comentário