Com a graça de Deus,
estamos de volta!!
Nesta semana, junto às interpretações textuais, daremos
sequência em nossos estudos sobre os Adjetivos!
Estão convidados aos novos desafios!
Prontos?
1ª Aula
Lembra do poema “Diversidade", que vimos, na aula anterior? Nesta aula
continuaremos trabalhando com ele.
Diversidade
(...)
Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
(...)
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura.
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
(...)
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
(...)
BELINKY,
Tatiana
1. Transcreva abaixo os versos que fazem referência
às características
físicas das pessoas.
Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
De pele clara
De pele escura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Tudo é humano,
Bem diferente
(...)
Todos são gente
Todos são gente
2. Agora, transcreva os versos que fazem referência
às características comportamentais
das pessoas.
Um, fala branda
O outro, dura.
* Já sabemos que o poema é um gênero
estruturado
em versos (agrupados em estrofes), podendo ou
não ter rimas.
A
rima ocorre quando no fim ou no meio de versos
de um poema, há palavras que
terminam
com sons iguais ou semelhantes. Ela pode ocorrer
em versos diferentes (o
que é mais comum) ou em um
mesmo verso.
3. Tendo por base o conceito de rimas, acima,
encontre
no poema e transcreva para o seu caderno
três pares de versos,
que rimam entre si.
Outro é gordinho / Outro é ruivinho
Ou arrebitado / Olho puxado
Bem diferente / Todos são gente
2ª Aula
* Nós vimos sobre o conceito de adjetivo
e locução adjetiva. A partir desta aula, você irá aprender sobre que os adjetivos
se flexionam em: Gênero, número e grau.
Para organizar nossos estudos,
vamos começar pelo GÊNERO e NÚMERO.
Ok?
FLEXÃO DE GÊNERO
Quando falamos sobre flexão de gênero, estamos nos
referindo a “masculino e feminino”.
. Os adjetivos que apresentam uma só forma, caracterizam as palavras
femininas e masculinas.
Ex.: Masculino: menino valente
Feminino: menina valente
. Já em outros casos, ocorre mudança de acordo com o gênero:
Ex.: Masculino: menino estudioso
Feminino: menina estudiosa
FLEXÃO DE NÚMERO
E o que seria a flexão de número?
A flexão de número, se trata do singular e o plural.
Ex.: Masculino: meninos valentes
Feminino: meninas valentes
Masculino:
meninos estudiosos
Feminino: meninas estudiosas1. Reescreva o poema "Diversidade", alterando todos os versos para o gênero feminino e para a flexão do plural, ao mesmo tempo.
Diversidade
(...)
Umas são magrelas
Outras são gordinhas
Umas são castanhas
Outras são ruivinhas
(...)
De peles claras
De peles escuras
Umas, falas brandas
As outras, duras.
Olhos redondos
Olhos puxados
Narizes pontudos
Ou arrebitados
(...)
Todas são humanas,
Bem diferentes
Assim, assado
Todas são gente.
(...)
BELINKY,
Tatiana
3ª Aula
1. Análise os textos: Poema: “Diversidade”, a letra da
música: “Ser diferente é normal” e os textos não verbais
(imagens). Na sequência, procure compreender o que eles têm em comum, no que
diz respeito ao tema apresentado.
Ser Diferente é Normal
Todo
mundo tem seu jeito singular
De ser
feliz, de viver e enxergar.
Se os
olhos são maiores ou são orientais...
E daí,
que diferença faz?
Todo
mundo tem que ser especial
Em
oportunidades, em direitos, coisa e tal.
Seja
branco, preto, verde, azul ou lilás...
E daí,
que diferença faz?
Já
pensou, tudo sempre igual?
Ser
mais do mesmo o tempo todo não é tão legal.
Já
pensou, tudo sempre tão igual?
Tá na
hora de ir em frente.
Ser
diferente é normal!
Ser
diferente é normal!
Ser
diferente é normal!
Ser
diferente é normal!
Ser
diferente é normal!
Todo
mundo tem seu jeito singular
De
crescer, aparecer e se manifestar.
Se o
peso na balança é de uns quilinhos a mais...
E daí,
que diferença faz?
Todo
mundo tem que ser especial
Em seu
sorriso, sua fé e no seu visual.
Se
curte tatuagens ou pinturas naturais
E daí,
que diferença faz?
Já
pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal.
Já
pensou, tudo sempre igual?
Tá na
hora de ir em frente.
Ser
diferente é normal!
Lenine
Esta questão é para provocar a reflexão.
2. No cartaz, abaixo, utilizando-se da sua
criatividade, escreva uma frase/reflexão sobre o tema identificado por você, na
questão 1.
O que você gostaria de dizer sobre esse tema?
Resposta Individual.
Até a próxima aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário