quarta-feira, 6 de maio de 2020

04 a 08/05/2020







Com a graça de Deus,
estamos de volta!!

                          Nesta semana, junto às interpretações textuais, daremos sequência em nossos estudos sobre os Adjetivos
   Estão convidados aos novos desafios!
 Prontos?
 



  1ª Aula


Lembra do poema “Diversidade", que vimos, na aula anterior? Nesta aula continuaremos trabalhando com ele.
 Diversidade

(...)

Um é magrelo

Outro é gordinho

Um é castanho

Outro é ruivinho

(...)

De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura.

Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
(...)
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
(...)
  
                                                                           BELINKY, Tatiana


1. Transcreva abaixo os versos que fazem referência 
às características físicas das pessoas.

Um é magrelo

Outro é gordinho

Um é castanho

Outro é ruivinho

De pele clara
De pele escura


Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado


Tudo é humano,
Bem diferente
(...)
       Todos são gente

2. Agora, transcreva os versos que fazem referência
 às características comportamentais das pessoas.

Um, fala branda
O outro, dura.

* Já sabemos que o poema é um gênero estruturado 
em versos (agrupados em estrofes), podendo ou 
não ter rimas.
 A rima ocorre quando no fim ou no meio de versos
 de um poema, há palavras que terminam 
com sons  iguais ou semelhantes. Ela pode ocorrer
 em versos diferentes (o que é mais comum) ou em um 
mesmo verso.

3. Tendo por base o conceito de rimas, acima, encontre 

no poema e transcreva para o seu caderno
 três pares de versos, que rimam entre si.

Outro é gordinho / Outro é ruivinho

Ou arrebitado  /  Olho puxado

Bem diferente / Todos são gente



  2ª Aula

* Nós vimos sobre o conceito de adjetivo e locução adjetiva. A partir desta aula, você irá aprender sobre que os adjetivos se flexionam em: Gênero, número e grau.
Para organizar nossos estudos, vamos começar pelo GÊNERO e NÚMERO. Ok?  

FLEXÃO DE GÊNERO
Quando falamos sobre flexão de gênero, estamos nos 
referindo a “masculino e feminino.
. Os adjetivos que apresentam uma só forma, caracterizam as palavras femininas e masculinas.
Ex.:  Masculino: menino valente
        Feminino:  menina valente
. Já em outros casos, ocorre mudança de acordo com o gênero:
Ex.:  Masculino: menino estudioso
        Feminino:  menina estudiosa

FLEXÃO DE NÚMERO
E o que seria a flexão de número?
A flexão de número, se trata do singular e o plural.
Ex.:  Masculino: meninos valentes
        Feminino:  meninas valentes
        Masculino: meninos estudiosos
        Feminino:  meninas estudiosas

1. Reescreva o poema "Diversidade", alterando todos os versos para o gênero feminino  e para a flexão do plural, ao mesmo tempo.
      Diversidade


(...)


Umas são magrelas

Outras são gordinhas
Umas são castanhas

Outras são ruivinhas
(...)

De peles claras
De peles escuras
Umas, falas brandas
As outras, duras.

Olhos redondos
Olhos puxados
Narizes pontudos
Ou arrebitados
(...)
Todas são humanas,
Bem diferentes
Assim, assado
Todas são gente.
(...)
  
                                                                                                             BELINKY, Tatiana



  3ª Aula




1. Análise os textos:  Poema: “Diversidade”, a letra da música: “Ser diferente é normal” e os textos não verbais (imagens). Na sequência, procure compreender o que eles têm em comum, no que diz respeito ao tema apresentado.

Ser Diferente é Normal
Todo mundo tem seu jeito singular
De ser feliz, de viver e enxergar.
Se os olhos são maiores ou são orientais...
E daí, que diferença faz?

Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal.
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás...
E daí, que diferença faz?

Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal.
Já pensou, tudo sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente.
Ser diferente é normal!
Ser diferente é normal!
Ser diferente é normal!
Ser diferente é normal!
Ser diferente é normal!

Todo mundo tem seu jeito singular
De crescer, aparecer e se manifestar.
Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais...
E daí, que diferença faz?

Todo mundo tem que ser especial
Em seu sorriso, sua fé e no seu visual.
Se curte tatuagens ou pinturas naturais
E daí, que diferença faz?

Já pensou, tudo sempre igual?
                 Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal.

Já pensou, tudo sempre igual?

Tá na hora de ir em frente.

Ser diferente é normal!


Lenine
 



Esta questão é para provocar a reflexão.




2. No cartaz, abaixo, utilizando-se da sua criatividade, escreva uma frase/reflexão sobre o tema identificado por você, na questão 1.
O que você gostaria de dizer sobre esse tema?



Resposta Individual.




                                                                                                                        Até a próxima aula!




Nenhum comentário: