terça-feira, 2 de junho de 2020

01 a 05/06/2020


Que prazer estar com você,

novamente!

Para esta e a próxima semana, selecionei

alguns gêneros, que já esudamos no Linguagem viral

 e organizei algumas atividades para vermos

como você tem recebido e assimilado as nossas aulas.

Legal, não é?


     Vamos testar o aprendizado, então?


Orientações:

#  Leia e releia os textos com muita atenção.

# Analise as questões e retorne ao texto para ter certeza da sua resposta.

# Na dúvida sobre alguma palavra, recorra ao dicionário.

# Faça as atividades por etapas, texto a texto.

# Na sequência, marque todas as repostas no GABARITO (encontra-se no final das atividades).

# Marque o gabarito primeiro a lápis, depois confira e marque à caneta.

# Tire uma boa foto, SOMENTE do GABARITO (observe se ficou nítida ), coloque seu nome completo e a sua série/ turma  (Ex.: (Maria Cláudia de Oliveira Barbosa  - 6º D) e envie para o 98498-7746.





Começando o desafio...

TEXTO I

O Menino e o Padre

Um padre andava pelo sertão, e como estava com muita sede, aproximou-se duma cabana e chamou por alguém de dentro.

Veio então lhe atender um menino muito mirrado.

- Bom dia meu filho, você não tem por aí uma aguinha aqui pro padre?

- Água tem não senhor, aqui só tem um pote cheio de garapa de açúcar! Se o senhor quiser... - disse o menino.

- Serve, vá buscar. - pediu-lhe o padre.

E o menino trouxe a garapa dentro de uma cabaça. O padre bebeu bastante e o menino ofereceu mais.

Meio desconfiado, mas como estava com muita sede o padre aceitou.

Depois de beber, o padre curioso perguntou ao menino:

- Me diga uma coisa, sua mãe não vai brigar com você por causa dessa garapa?

- Briga não senhor. Ela não quer mais essa garapa, porque tinha uma barata morta dentro do pote.

Surpreso e revoltado, o padre atira a cabaça no chão e está quebra-se em mil pedaços. E furioso ele exclama.

- Moleque danado, por que não me avisou antes?

O menino olhou desesperado para o padre, e então disse em tom de lamento:

- Agora sim eu vou levar uma surra das grandes; o senhor acaba de quebrar a cabacinha de vovó fazer xixi dentro!

Postado por Ana Bárbara, Graziele e Elys/ Nota: Conto do nordeste, muito conhecido em todo interior de Pernambuco ao Maranhão. Origem desconhecida. / Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/literatura-infantil/o-menino-e-o-padre Acesso em 03 de abr. de 2020


 1. Sobre a  classificação abaixo, identifique a que se aplica ao conto lido: O menino e o padre.

 

X(A) Conto Jocoso: significa   aquilo tem a função de provocar o riso, principalmente, através de gozação e zombaria, sua narrativa gira em torno de algo engraçado, uma comédia.

(B) Conto de Enigma: Apresenta  um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias, geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o papel de esclarecer o enigma.

   (C) Conto de Ação: A predominância é a aventura,        que é o centro da narrativa, unida aos personagens e desenvolvida com problematização até o clímax.

(D) Conto de fadas ou Maravilhoso: possuem um elemento “maravilhoso” em sua composição, ou seja, algo mágico ou sobrenatural.  

2. Que tipo de narrador predomina neste conto?

  (A ) narrador-observador e narrador-personagem.

 X (B)  narrador-observador.

  (C) narrador-personagem.

  (D) não há narrador neste texto.


TEXTO II


                                                                                                 disponível em:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1199709-5598,00vacinacao+nacional+contra+poliomielite+acontece+neste+sabado.html Acesso em 22 de abr. de 2020.

3. O cartaz incentiva o leitor a qual atitude?

(A) A ter cuidados com os problemas respiratórios.

(BA mostrar para as pessoas em qual local  do corpo é aplicado a vacina.

X (C) A se vacinar contra a gripe.

(D) A enfrentar a gripe.


4. A propaganda é direcionada a qual público-alvo?

 (A) aos jovens.

 (B) aos idosos.

 (C) às crianças.

 X (D) às pessoas em geral.


TEXTO III

 Que saudades eu tenho...

 Lembro-me como se fosse hoje, quando cheguei naquele pequeno povoado... Tinha poucas casas, as quais, eram muito longe umas das outras. No começo, as coisas eram muito difíceis, pois eu era novo na redondeza e estava difícil de arrumar um trabalho. Tinha que “caçar” uma maneira de ganhar dinheiro, o que naquela época era sempre muito pouco, não dava para quase nada, mas eu tinha que sustentar minha mãe, minhas quatro irmãs moças e meu irmão que ainda era pequeno. Por eu ser o mais velho e por temos perdido nosso pai muito cedo, eu era como se fosse um pai para eles.

 Depois de um tempo, as coisas foram melhorando, mas eu quase não tive infância, pois tive que começar a trabalhar muito cedo para sustentar minha família. A vida era dureza, pois o serviço era todo manual. Quem me dera se naquela época, tivéssemos tantas máquinas para nos ajudar como se tem hoje.

 Lembro-me que morávamos em uma casa de pau-a-pique e, à tardezinha, eu e meus irmãos íamos tomar banho no rio, quando chegávamos, a janta já estava pronta e depois do jantar íamos dormir, pois tínhamos que, no outro dia, levantar bem cedo para trabalhar.

 Ketley Rodriques da Silva - ((Texto baseado na entrevista com o Sr. João do Silvério – 68 anos/ 2014)

5. O texto acima é considerado do gênero textual:

(A) Romance.

(B) Diário.

X (C) Autobiografia.

(D) Conto.

 

  TEXTO IV

                        TEMPESTADE

               - Menino, vem para dentro,

               olha a chuva lá na serra,

               olha como vem o vento!

             

               - Ah! Como a chuva é bonita

               e como o vento é valente!

 

               - Não sejas doido, menino,

               esse vento te carrega,

               essa chuva te derrete!

 

               - Eu não sou feito de açúcar

                para derreter na chuva.

                Eu tenho força nas pernas

                para lutar contra o vento!

 

                E enquanto o vento soprava

                e enquanto a chuva caía,

                que nem um pinto molhado,

                teimoso como ele só:

               

               - Gosto de chuva com vento,

               gosto de vento com chuva!

 (Henriqueta Lisboa)

 

6- Ao ler o poema, pode-se constatar que ele é composto por versos e estrofes.

 Quantos versos ele tem? E quantas estrofes?

 (A)  Ele tem 20 versos e 5 estrofes.

 (B) Ele tem 15 versos e 6 estrofes.

 X(C)  Ele tem 18 versos e 6 estrofes.

 (D) Ele tem 17 versos  e oito estrofes.    

 


TEXTO V


O BICHO

Vi ontem um bicho

Na imundice do pátio

Catando comida entre os detritos

Quando achava alguma coisa

Não examinava nem cheirava

Engolia com voracidade

O bicho não era um cão

Não era um gato

Não era um rato

O bicho, meu Deus, era um homem.

                     Manuel Bandeira               

7. A que problema social o autor se fundamenta para escreve o poema?

 (A) Alcoolismo.

 (B) Abandono de idosos.

 X (C) A Fome.

 (D) Falta de educação.               

 

8. Ao terminar de ler o poema: O bicho, compreendemos que o poeta tem a intenção de nos apresentar:

(A)  Um fato.

 (B) Uma opinião.

 (C) Um fato e uma opinião.fazer um blog




TEXTO VI

9. A expressão “Cabide não sente frio”, no contexto, significa que:

 (A) é para as pessoas guardarem as roupas no guarda-roupa, não no cabide.

 (B) é para as pessoas comprarem as roupas que estão nos cabides nas lojas.

 (C) é para as pessoas doarem os cabides.

 X (D) é para as pessoas doarem roupas de frio (que não usam mais) para quem esteja necessitando.

 

10. O cartaz acima, quanto à linguagem, apresenta:

(A) Somente linguagem verbal.

(B) Somente linguagem não verbal.

(C) Nenhum tipo de linguagem.

X (D) Linguagem mista.


Você já finalizou esse desafio!!

 

Agora, chegou o momento de marcar o gabarito (X) de  acordo com suas respostas e enviar a foto dele para 98498-7746:




Atividades: 01 a 05/06

Aluno (a): _____________________________

                                                                        6°: ____


 A

 B

 C

 D

 1

X



 

 2

 

X

 

 

 3

 

 

X

 

 4

 

 

 

X

 5

 

 

 X

 

 6

 

 

 X

 

 7

 

 

 X

 

 8

X

 

 

 ____

 9

 

 

 

 X

10

 

 

 

 X

Acredito em você!


 


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