segunda-feira, 18 de maio de 2020

18 a 22/05





Olá, estudante!  
Tudo bem?
Muito bom estar de volta!!!


***

Veja que interessante...
Nestas aulas, vamos conhecer e 
refletir sobre o  gênero
"Cartaz"
Suas linguagens e finalidades.


É hora de começar? Vem comigo!

1ª Aula

O cartaz, assim como os demais gêneros textuais, tem o objetivo de transmitir uma mensagem. Muito usado em propagandas publicitárias, campanhas políticas, em campanhas de saúde e de outros órgãos do governo. Ele é encontrado facilmente em escolas, restaurantes, lojas, hospitais e em outros comércios e instituições, além de serem divulgados em vários veículos da imprensa.

Os cartazes possuem determinadas finalidades. Eles são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos. São usados para instruir, persuadir e informar. Eles são vistos de duas maneiras: na linguagem verbal e na linguagem não verbal. 

 Na linguagem verbal são apresentadas as mensagens de forma clara e objetiva, com textos curtos, para que sejam vistos e entendidos  pela maior quantidade de pessoas possível.



Já os cartazes não verbais, apresentam imagens que trazem   relação com o que deseja ser transmitido. Os conteúdos são atraentes, para chamar a atenção das pessoas. 


A seguir vemos um cartaz, que apresenta uma linguagem mista , ou seja, utiliza a linguagem verbal e não verbal na mesma produção.

Site Oficial do Município de Saltinho


ATIVIDADES




* Pesquise em jornais, revistas, livros ou na Internet e depois cole no seu caderno, um cartaz que apresente:
1. Linguagem verbal
Resposta Individual.

2. linguagem não verbal
Resposta Individual.

3. Linguagem mista
Resposta Individual.

2ª Aula



* Leia o cartaz abaixo, de Ziraldo:

* O cartaz é um gênero textual cuja finalidade é informar as pessoas, sensibilizá-las sobre determinado assunto. O cartaz em estudo foi criado  pelo cartunista Ziraldo, a pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro.

1. Qual é a finalidade desse cartaz?
(A) mostrar que a arte está na cabeça das pessoas.      
X(B) conscientizar as pessoas a não usarem drogas. 
(C) alertar para o “ridículo”, que é usar flores na cabeça.
(D) demonstrar que o uso de flores deve ser em vasos.

2. Que tipo de público esse cartaz pretende atingir?
(A) crianças     
(B) adultos e crianças, 
X(C) jovens
(D) crianças e idosos.

* Os cartazes geralmente apresentam linguagem verbal (palavras) e visual (imagem). Responda com relação ao cartaz em estudo:
3. O texto escrito é suficiente para transmitir a mensagem, mas a imagem ajuda. Por quê?
(   ) Porque explica o texto.
X(   ) Porque chama a atenção do leitor.

4. O texto do cartaz está na linguagem:
(    ) formal, pois segue as regras da gramática.
X(    ) informal, pois faz uso de gíria.

5. Explique a relação existente entre a ilustração e o texto.
As flores dão a ideia de coisas boas, boas ideias, remetendo à vida sem drogas como uma vida boa, florida, com bons pensamentos.

6. Explique o sentido do enunciado:  “Quem faz a sua cabeça é você”.
A ideia é que os jovens decidam os rumos de sua vida e não se deixem influenciar por outras pessoas, com ideias erradas, como o uso de drogas.
                                                                          
                                            Disponível em: http://diogoprofessor.blogspot.com/2015/10/atividades-sobre-o-genero-textual-cartaz.html Acesso em: 17/04/2020.



3ª Aula


Função: informativa e apelativa
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento. Nesse caso, é utilizada a função informativa.
Por outro lado, o objetivo pode ser convencer alguém (o receptor) a adquirir um produto, por exemplo. Nesse caso, é utilizada a função apelativa, muito comum na linguagem publicitária.


É importante ressaltarmos as características deste gênero:
· Utilização de verbos no imperativo;
· Utilização de linguagem verbal e não verbal;
· Texto curto e sugestivo, adequado ao público;
· Criatividade;
· Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores);
· Utilização da linguagem informativa e apelativa.

                                                                                            http://pedagogiccos.blogspot.com/2018/07/genero-textual-cartaz-e-propaganda.html /adaptação


* Observe o cartaz abaixo, com muita atenção.





1. Agora, analise os questionamentos abaixo com as informações que o cartaz apresenta. Na sequência, assinale no quadro de acordo com a resposta adequada.


#
?
Sim
Não

1.
O cartaz traz informações importantes para o seu público-alvo?


X


2.

As informações estão claras?

X


3.
A linguagem utilizada é, totalmente, verbal?


X

4.
A linguagem utilizada é, totalmente, não verbal?


X

5.
A linguagem utilizada é mista?

X


6.


Existe relação entre o  texto e a imagem?

X


7.
Houve preocupação com o uso das cores, formas e movimentos?

X


8.
Foi utilizado  verbos no modo imperativo?

X


9.
Fez uso da função  apelativa?

X

10.

Fez uso da função informativa?

X



bye bye gif - Google zoeken | Imágenes de snoopy, Dibujos animados ...

4 comentários:

Unknown disse...

essa ideia foi u maximo as tarefas so o bom amo as tarefas

Profª. Patrícia Bilotti disse...

Imagine minha felicidade em saber que aprovou a ideia deste blog e ainda está gostando das tarefas. Continue participando. Muito obrigada!

Unknown disse...

Essas aulas são muitos boas.estou adorando😘

Profª. Patrícia Bilotti disse...


Agradeço seu comentário. Continuarei esforçando para levar até vocês, aulas cada vez melhores.