terça-feira, 14 de abril de 2020

14 a 18/04/2020




Olha nós aqui, novamente! 

Tudo bem??!!



Dando continuidade ao nosso aprendizado sobre "Notícia", nas aulas desta semana iremos abordar "a estrutura da notícia", além de adentrar no mundo das paródias. Paródias??? Isso, mesmo!

Está preparado?! Vamos começar?!


  jornais

 1ª Aula


Ministério da Saúde antecipa vacinação contra Influenza para os Povos Indígenas

Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 11h22
 
Vacinação inicia em 16 de abril em aldeias de todo Brasil


   Em função da vulnerabilidade dos povos indígenas, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação contra Influenza para o dia 16 de Abril. Os indígenas receberão as equipes de vacinação em suas aldeias que adotarão todas as medidas de prevenção e controle do novo coronavírus já estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A vacina Influenza Trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição: Influenza Tipo A (H1N1)pdm09, Influenza Tipo A (H3N2) e Influenza Tipo B (Victoria).
     Em todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do país as vacinas seguirão até as aldeias de carro, de barco ou de avião, sempre observando as recomendações de conservação da temperatura e de armazenamento das doses. O esforço atende a determinação do Ministério da Saúde para aumentar a cobertura da vacina contra Influenza que causa significativos problemas de saúde aos povos indígenas. Apesar de não proteger contra o Coronavírus, a vacina contra Influenza tem o objetivo de diminuir a ocorrência de casos graves, que podem levar a hospitalizações e óbitos.
    “As Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena em todo o Brasil já estão a postos para iniciar a vacinação. Todos os indígenas aldeados a partir de 06 meses de idade serão vacinados. Nosso empenho é para que todos sejam imunizados adequadamente” explicou Robson Silva, Secretário Especial de Saúde Indígena. Desta forma, além dos cuidados relativos à vacinação, todos os protocolos e notas técnicas relativas à COVID-19 serão observados.
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580


01.Que notícia foi transmitida pelo texto acima?
02. Quais são as características que este gênero textual  nos traz? Vamos relembrar?
03. Geralmente, as notícias seguem uma estrutura básica classificada em: Título Principal e Título Auxiliar. Exemplifique extraindo esses elemento da notícia lida.

04. Trata-se de uma notícia recente? Quando ela  foi publicada? 

05.   A notícia em questão,  está organizada em três parágrafos, identifique onde está o Lide e onde está o corpo da notícia.
a) Lide: ____________________________________________
b) Corpo da notícia: __________________________________ 




2ª Aula


Vamos assistir o vídeo, abaixo?
Ele nos traz informações muito importantes e de forma muito clara sobre o como este tipo de texto deve ser escrito, portanto esteja atento às informações. elas o ajudarão a desenvolver as atividades seguintes:





1. Extraia os elementos solicitados sobre as imagem a seguir:
Plano de Aula - 5º ano - Língua Portuguesa - Ler e compreender uma ... 

a) Manchete:
b) Título auxiliar:  
c) Suporte/Veículo de divulgação:
d) Data de publicação:
e) Autor(a) da notícia: 

 Observação: Cingapura: Projeto habitacional criado em1995 em São Paulo.
INTERPRETANDO UMA NOTÍCIA
   Observação: Cingapura: Projeto habitacional criado em1995 em São Paulo.


a) Manchete:
b) Suporte/Veículo de divulgação:
c) Data de publicação:
d) Autor(a) da notícia: 

* Agora, vamos aos elementos que compõem o "lide"

e) O quê?
f) Quem?
g) Onde?
h) Quando?
i)  Por quê?



3ª Aula



É hora de colocar a criatividade para funcionar! 
Vamos escrever um pouquinho?
Imagine-se um jornalista! Escolha um dos assuntos, abaixo e crie um "Lide".
Se precisar, volte nas explicações e reveja o que é um "Lide". 
Capriche na caligrafia, na organização.
* Jogos online
* Música
* Campeonato de futebol 
* Coronavírus (Covid-19)


4ª Aula






A charge em questão, fundamentada "numa notícia lida por um dos seus personagens" traz para nossa reflexão um tema muito interessante a ser discutido:



"O preconceito de que as mulheres trabalham menos do que os homens".



Converse com a sua mãe, avó ou uma pessoa adulta do sexo feminino, que convive com você e pergunte a opinião dela sobre isso.  Por último, escreva no caderno o relato que você ouviu.


                                             5ª Aula




Chegou o momento de treinarmos nossa ortografia, baseado na observação. Para escrevermos bem, antes de tudo, devemos ser leitores e grandes observadores. Concorda?
Leia o texto com muita atenção, identifique os erros ortográficos e transcreva para o seu caderno o texto corrigido.



      "Quem escreve notícias deve ser um bom escritor, pois as palavras deven ter conbinações que atraiam leitores e telespektadores!
       Você sabi o que é um redator? Quando um jornal televizivo acaba, pode prestar atenssão, os nomes dos redatores são apresemtados!
     No jornal falado, a prezença de redatores, locutores e sonoplastas é muito inportante!
       Os redatores são responssáveis por obiservar os fatos do dia, selesioná-los e redijir as notícias sobre eles!"
                                                     https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-jornal-noticia.htm 



                                                





Não se esqueça : 
Em casos de dúvidas ou outras orientações, estou à disposição.
É muito gratificante saber que estivemos juntos no nosso cantinho virtual, mais uma vez!


Um grande abraço para você!



Meu Amor GIFs | Tenor
 



2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as atividades.os vídeos ajudam muito a entender as atividades e a responder!

Profª. Patrícia Bilotti disse...

Agradeço o seu comentário e me esforçarei para fazer cada vez melhor.