Versículo do
dia:
"Filhos, obedeçam a seus pais, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe para que tudo te corra bem e tenhas longa vida
sobre a terra".
_____________________________________________________
Nestas próximas três aulas vamos ler e fazer atividades, que irão nos ajudar a
relembrar e fixar conhecimentos sobre o Conto e a Poesia. Muito bom, não é?
Preparados??
1ª Aula
Começaremos com a leitura de um conto:
A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO
Paulo tinha fama de
mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da
independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de
castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola
um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha
gosto de queijo.
Desta vez Paulo não só
ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou
falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e
queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu
levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse
menino é mesmo um caso de poesia.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos
plausíveis. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Vamos relembrar o CONTO...
Sabemos que o conto é um
texto narrativo do gênero literário. Ele narra um fato ou um determinado
acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os
contos são fantasiosos: Contos de terror, de ficção científica, contos de fadas,
contos regionais, etc... O conto possui um narrador, que é quem conta a
história e um enredo, ou seja, a história é dividida em começo, meio e fim.
Características:
Já aprendemos, também
que a principal característica de um conto é o seu tamanho, pois o conto é um
texto pequeno. Porém, mesmo sendo pequeno, ele possui um enredo/história
completa.
No conto, a quantidade
de personagens é pequena, por isso que é fácil memorizá-lo.
Estrutura:
➤ Apresentação: O
início da narrativa.
➤Complicação: O surgimento
do conflito.
➤Clímax: O momento
de maior tensão, é a parte mais envolvente da narrativa.
➤Desfecho: A
parte que apresenta a solução do problema iniciado pelo conflito (finalização
da história).
2ª Aula
Chegou o momento de realizarmos nossas primeiras
atividades! Releia o texto e se necessário releia as explicações acima, também.
1. Que fatos conduziram as pessoas a acreditar que
Paulo era mentiroso?
2. Releia o diagnóstico do médico:
“— Não
há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia”.
3. Que outro título você daria ao conto?
4. O parecer do médico "Este menino é mesmo um caso de
poesia", sugere que Paulo:
(A) agia
dessa forma pelo excesso de castigo.
(B) brincava com coisas verdadeiras.
(C) era um menino imaginativo e
criativo.
(D) estava precisando do carinho familiar.
5. O conto tem cinco parágrafos. Identifique no quadro abaixo, o(s) parágrafo(s) de acordo com a estrutura solicitada.
5. O conto tem cinco parágrafos. Identifique no quadro abaixo, o(s) parágrafo(s) de acordo com a estrutura solicitada.
CONTO: A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO
ESTRUTURA DO CONTO: |
PARÁGRAFO(S)
|
APRESENTAÇÃO
|
|
COMPLICAÇÃO
|
|
CLÍMAX
|
|
DESFECHO
|
2ª Aula
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PROSA, VERSO, PARÁGRAFO E ESTROFE?
JÁ SE LEMBROU OU AINDA NÃO SABE?
VAMOS TIRAR ESSAS DÚVIDAS?
* Leia o poema do escritor Pedro Bandeira.
VAMOS TIRAR ESSAS DÚVIDAS?
* Leia o poema do escritor Pedro Bandeira.
Um texto pode ser escrito em prosa ou em verso. O texto em prosa ocupa toda a extensão da linha. Cada
conjunto de linhas escritas é chamado de parágrafo.
No início de cada parágrafo, deve-se fazer uma margem, ou seja, deixar
um espaço em branco para começar a escrever.
Já o poema é escrito em versos. Cada verso corresponde a
uma linha do poema. Cada conjunto de versos é chamado de estrofe.
Agora, que já tiramos as dúvidas em relação aos termos, faremos mais algumas atividades´para fixar o que aprendemos.
Agora, que já tiramos as dúvidas em relação aos termos, faremos mais algumas atividades´para fixar o que aprendemos.
1. Nesta atividade, além
do texto desta aula, você precisará reler o texto da 1ª aula, também. Após a
releitura dos textos, marque no quadro a seguir um X, identificando as características de cada texto.
Características
↧ |
A INCAPACIDADE
DE SER VERDADEIRO
|
IDENTIDADE
|
Texto
em VERSO.
|
||
Texto
em PROSA.
|
||
Apresenta
PARÁGRAFOS.
|
||
Apresenta
ESTROFES.
|
||
É
um POEMA.
|
||
É
um CONTO.
|
||
Autor
Pedro Bandeira.
|
||
Autor
Carlos Drummond de Andrade.
|
||
Tem
APRESENTAÇÃO, COMPLICAÇÃO, CLÍMAX E DESFECHO.
|
||
Apresenta
um personagem muito criativo.
|
||
Apresenta
um personagem que se permite “ser muitos em um só”.
|
||
Apresenta
narrador- observador.
|
||
Apresenta
narrador- personagem.
|
3ª Aula
Ainda
sobre o texto “Identidade”, reflita:
Pedro
Bandeira é um autor adulto, mas a voz que fala no poema não é a de um adulto.
Então,
quem fala no poema?
Damos
o nome de eu-poético ou eu-lírico à voz que fala no poema.
Há
poetas adultos que escrevem como se estivessem no lugar de uma criança ou de um
adolescente, de um homem ou de uma mulher. Para fazer isso, o poeta imagina o que
esse outro sente, pensa e expressa de acordo com as características que atribui
a ele.
No
poema a fala também pode ser de um animal, uma planta e até de um objeto.
Ospoetas também podem assumir uma profissão, um gosto, um hábito ou uma
história que não tem relação com a sua vida pessoal.
Por isso, é importante não confundir o autor do texto
(quem escreveu o poema) com o eu lírico ( a voz que fala no poema).
No poema a fala também pode ser de um animal, uma planta e até de um objeto. Ospoetas também podem assumir uma profissão, um gosto, um hábito ou uma história que não tem relação com a sua vida pessoal.
Por isso, é importante não confundir o autor do texto (quem escreveu o poema) com o eu lírico ( a voz que fala no poema).
Um comentário:
-_-
Postar um comentário