terça-feira, 21 de abril de 2020

22 a 24/04

Versículo do dia:

"Filhos, obedeçam a seus pais, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".



Olá turma ! 
Com as bênçãos de Deus estamos de volta!
_____________________________________________________


Nestas próximas três aulas vamos ler e fazer atividades, que irão nos ajudar a relembrar e fixar conhecimentos sobre o Conto e a Poesia. Muito bom, não é? 
 Preparados??




1ª Aula


Começaremos com a leitura de um conto:



A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.

A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.

Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.          

Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:

— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.  
                      ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.


              
Vamos relembrar o CONTO...
Sabemos que o conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele narra um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos: Contos de terror, de ficção científica, contos de fadas, contos regionais, etc... O conto possui um narrador, que é quem conta a história e um enredo, ou seja, a história é dividida em começo, meio e fim.

Características:
Já aprendemos, também que a principal característica de um conto é o seu tamanho, pois o conto é um texto pequeno. Porém, mesmo sendo pequeno, ele possui um enredo/história completa.
No conto, a quantidade de personagens é pequena, por isso que é fácil memorizá-lo.
Estrutura:
➤  Apresentação: O início da narrativa.
Complicação: O surgimento do conflito.
Clímax: O momento de maior tensão, é a parte mais envolvente da narrativa.
Desfecho: A parte que apresenta a solução do problema iniciado pelo conflito (finalização da história).



 Chegou o momento de realizarmos nossas primeiras atividades! Releia o texto e se necessário releia as explicações acima, também.



1. Que fatos conduziram as pessoas a acreditar que Paulo era mentiroso?

2. Releia o diagnóstico do médico:
 “— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia”.
A afirmação do médico confirma a ideia de que Paulo é mentiroso? Explique sua resposta.

3. Que outro título você daria ao conto?

4. O parecer do médico "Este menino é mesmo um caso de poesia", sugere que Paulo:

(A) agia dessa forma pelo excesso de castigo.     
(B) brincava com coisas verdadeiras.
(C) era um menino imaginativo e criativo.          
(D) estava precisando do carinho familiar.

5. O conto tem cinco parágrafos. Identifique no quadro abaixo, o(s) parágrafo(s) de acordo com a estrutura solicitada.
 CONTO: A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO

ESTRUTURA DO CONTO:
PARÁGRAFO(S)
APRESENTAÇÃO

COMPLICAÇÃO

CLÍMAX

DESFECHO



2ª Aula

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PROSA, VERSO, PARÁGRAFO E ESTROFE?
DESCOMPORTAMENTO: INTERROGAÇÕES
JÁ SE LEMBROU OU AINDA NÃO SABE?
VAMOS TIRAR ESSAS DÚVIDAS?


* Leia o poema do escritor Pedro Bandeira.


Plano de aula para trabalhar identidade na educação infantil — SÓ ...
       Um texto pode ser escrito em prosa ou em verso. O texto em prosa ocupa toda a extensão da linha. Cada conjunto de linhas escritas é chamado de parágrafo. No início de cada parágrafo, deve-se fazer uma margem, ou seja, deixar um espaço em branco para começar a escrever.
     Já o poema é escrito em versos. Cada verso corresponde a uma linha do poema. Cada conjunto de versos é chamado de estrofe.



 Agora, que já tiramos as dúvidas em relação aos termos, faremos mais algumas atividades´para fixar o que aprendemos.



1. Nesta atividade, além do texto desta aula, você precisará reler o texto da 1ª aula, também. Após a releitura dos textos, marque no quadro a seguir um X, identificando as características de cada texto.


Características
A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO
IDENTIDADE
Texto em VERSO.


Texto em PROSA.


Apresenta PARÁGRAFOS.


Apresenta ESTROFES.


É um POEMA.


É um CONTO.


Autor Pedro Bandeira.


Autor Carlos Drummond de Andrade.


Tem APRESENTAÇÃO, COMPLICAÇÃO, CLÍMAX E DESFECHO.


Apresenta um personagem muito criativo.


Apresenta um personagem que se permite “ser muitos em um só”.


Apresenta narrador- observador.


Apresenta narrador- personagem.




 3ª Aula




Ainda sobre o texto “Identidade”, reflita:
 
Pedro Bandeira é um autor adulto, mas a voz que fala no poema não é a de um adulto.
Então, quem fala no poema?

Damos o nome de eu-poético ou eu-lírico à voz que fala no poema.

Há poetas adultos que escrevem como se estivessem no lugar de uma criança ou de um adolescente, de um homem ou de uma mulher. Para fazer isso, o poeta imagina o que esse outro sente, pensa e expressa de acordo com as características que atribui a ele.






No poema a fala também pode ser de um animal, uma planta  e até de um objeto. Ospoetas também podem assumir uma profissão, um gosto, um hábito ou uma história que não tem relação com a sua vida pessoal.
Por isso, é importante não confundir o autor do texto  (quem escreveu o poema) com o eu lírico ( a voz que fala no poema).



No poema a fala também pode ser de um animal, uma planta  e até de um objeto. Ospoetas também podem assumir uma profissão, um gosto, um hábito ou uma história que não tem relação com a sua vida pessoal.
Por isso, é importante não confundir o autor do texto  (quem escreveu o poema) com o eu lírico ( a voz que fala no poema).
 

Um comentário: