segunda-feira, 23 de março de 2020

25 a 27/03





GÊNERO: Conto e HQ
                      - Leitura /  - Interpretação Textual  /  - Análise da Língua  e Produção Textual
Período de 25 a 27/03

Vamos ler um pouquinho?

Aula 01:  Leitura do livro: O pássaro sem cor – Luís Noberto Pascoal

Você já imaginou um pássaro sem cor? Não??!
Prepare-se! Esta é a história que você vai ler, mas não é uma narrativa triste...
É uma história de grande aprendizado.
Vamos, lá!

Link de acesso ao livro:

Aula 02:  Contação de história - O Pássaro sem Cor (com Libras e Legenda)  


E agora, que você já fez a leitura da história, vamos ouvi-la na interpretação de um “Contador de histórias”? 
Link de acesso ao vídeo:




Aula 03:   Interpretação Textual



Hora de interpretar o texto
1.       Sabemos que o pássaro (personagem principal) não tinha cor.  Por que ele não tinha cor se os outros pássaros eram coloridos?
2.       Todos os pássaros o incentivaram a conquistar as suas cores ou não? Explique sobre isso.
3.       Que experiências e atitudes o pássaro precisou vivenciar para mostrar o seu colorido?
4.       O que podemos aprender como a trajetória do pássaro que não tinha cor, mas que depois se tornou uma linda ave de múltiplas cores?




Aula 04:  Produção Textual



Imagine que o pássaro da história lida, seja você. Isso, mesmo: VOCÊ!

- Como se sente?

-  Sente-se  sem cor, com poucas cores ou se vê com um pássaro multicolorido?

- O que pretende  fazer para conquistar cores ou manter as cores que já adquiriu?



* Escreva, abaixo, sobre a cor de sua plumagem.

- Dê um título criativo ao seu texto

- Não esqueças de organizar seu texto em parágrafos

- Capriche na caligrafia e confira a escrita de cada palavra.




Aula 05: Léxico/ Morfologia - Substantivos
Assista a videoaula:







Leia o trecho do texto, abaixo.  Na sequência, transcreva dele o que se solicita nas questões:



“ Vovó Anita era baixinha, bem baixinha. Cabelos grisalhos, óculos no nariz. Sempre o mesmo vestido de bolinhas (encomendava na costureira, sempre o mesmo modelo) no qual havia dois grandes bolsos. Neles ficavam seus guardados. Quase todos secretos segredos. Tornava visíveis apenas o que precisava: o dinheiro enrolado dentro de uma bolsinha tipo porta-moedas, um lencinho perfumado, a caderneta na qual anotava despesas e outra preta, com números de telefones. Seus tesouros eram guardados em incontáveis gavetinhas de seu guarda – roupa, todas, impecavelmente, arrumadas. ”




a. dois substantivos abstratos:

b. dois substantivos que sejam primitivos:
 c. dois substantivos que sejam compostos:

d. um substantivo próprio:

e. dois substantivos derivados:


 


a.












f) Encontre um substantivo concreto presente nesta imagem?

g) Há nas falas da tirinha um substantivo abstrato. Identifique-o.







4 comentários:

Unknown disse...

Tarefa boa bo estudar rapaziada

Unknown disse...

Legal

Profª. Patrícia Bilotti disse...

Isso,mesmo! Vamos estudar!

Profª. Patrícia Bilotti disse...

Fico feliz que você tenha gostado!