GÊNERO: Conto e HQ
- Leitura / - Interpretação Textual / -
Análise da Língua e Produção Textual
Período de 25 a 27/03
Período de 25 a 27/03
Vamos ler um pouquinho?
Aula 01: Leitura do livro: O pássaro sem
cor – Luís Noberto Pascoal
Você já imaginou um pássaro sem cor?
Não??!
Prepare-se! Esta é a história que você vai
ler, mas não é uma narrativa triste...
É uma história de grande aprendizado.
Vamos, lá!
Link de acesso ao livro:
Aula 02: Contação de história - O Pássaro sem Cor (com Libras e Legenda)
E agora, que você já fez a
leitura da história, vamos ouvi-la na interpretação de um “Contador de
histórias”?
Link de acesso ao vídeo:
Hora de interpretar o texto
1. Sabemos
que o pássaro (personagem principal) não tinha cor. Por que ele não tinha cor se os outros
pássaros eram coloridos?
2. Todos
os pássaros o incentivaram a conquistar as suas cores ou não? Explique sobre
isso.
3. Que
experiências e atitudes o pássaro precisou vivenciar para mostrar o seu
colorido?
4. O
que podemos aprender como a trajetória do pássaro que não tinha cor, mas que
depois se tornou uma linda ave de múltiplas cores?
Aula 04: Produção Textual
Imagine que o pássaro da história
lida, seja você. Isso, mesmo: VOCÊ!
- Como se sente?
- Sente-se sem cor, com poucas cores ou se vê com um
pássaro multicolorido?
- O que pretende
fazer para conquistar cores ou manter as cores que já adquiriu?
* Escreva,
abaixo, sobre a cor de sua plumagem.
- Dê um título criativo ao seu texto
- Não esqueças de organizar seu texto em parágrafos
- Capriche na caligrafia e confira a escrita de cada
palavra.
Aula 05: Léxico/ Morfologia - Substantivos
Assista a videoaula:
Leia o trecho do texto, abaixo. Na sequência, transcreva dele o que se
solicita nas questões:
“ Vovó
Anita era baixinha, bem baixinha. Cabelos grisalhos, óculos no nariz. Sempre o
mesmo vestido de bolinhas (encomendava na costureira, sempre o mesmo
modelo) no qual havia dois grandes bolsos. Neles ficavam seus guardados. Quase
todos secretos segredos. Tornava visíveis apenas o que precisava: o dinheiro
enrolado dentro de uma bolsinha tipo porta-moedas, um lencinho perfumado, a
caderneta na qual anotava despesas e outra preta, com números de telefones. Seus
tesouros eram guardados em incontáveis gavetinhas de seu guarda – roupa, todas,
impecavelmente, arrumadas. ”
a. dois substantivos abstratos:
b. dois substantivos
que sejam primitivos:
c. dois substantivos que sejam compostos:
d. um
substantivo próprio:
e. dois
substantivos derivados:
a.
f) Encontre
um substantivo concreto presente nesta imagem?
g) Há nas
falas da tirinha um substantivo abstrato. Identifique-o.
4 comentários:
Tarefa boa bo estudar rapaziada
Legal
Isso,mesmo! Vamos estudar!
Fico feliz que você tenha gostado!
Postar um comentário